Macarrão: italiano, chinês, árabe...?



Delicioso, prático e econômico, o macarrão é uma das opções mais escolhidas para almoços e jantares em família, seja na Itália, na China, na Arábia... ou no Brasil! São vários os tipos de massas, molhos e acompanhamentos, para todos os gostos e ocasiões.

Porém, ninguém sabe dizer ao certo qual é a verdadeira origem do macarrão. Até algum tempo atrás teria sido um italiano, cujo nome Marco Pólo, que havia descoberto o alimento em uma viagem que fez à China, em 1292, e levou-o para seu país na bagagem de volta. Os italianos, mais tarde, não muito satisfeitos com essa história de que o macarrão, a especialidade queridinha da casa, possuía a origem chinesa; assim, tanto foram atrás que conseguiram descobrir um testamento escrito em 02 de fevereiro de 1279 por um militar de Gênova (Itália), cujo nome Punzio Bastone, que deixava uma caixa de massa seca como herança, intitulada de “macarrones”.

Se foi realmente um italiano que inventou essa especialidade, ninguém sabe exatamente, pelo menos ainda, mas é totalmente certo que foram eles os inventores das mais de 500 variedades de tipos e formatos de massa de macarrão. A massa, derivada da farinha, pode ser classificada em integral, especial, comum, sêmola e semolina, já os molhos são ilimitados, dependendo exclusivamente da criatividade do cozinheiro.



Macarrão com bobó de bacalhau

Ingredientes

- 1 pacote de macarrão (500g) grano duro
- 1 colher de café de caldo de peixe em pó
- 800 g de mandioca cozida e espremida
- 1 copo de água quente
- 2 colheres de sopa de azeite de dendê
- 2 colheres de sopa de azeite extra virgem
- 2 dentes de alho amassados
- 1 cebola pequena cortada em cubos
- 1 colher de sopa de gengibre fresco ralado
- 1/4 pimentão vermelho cortado em cubos
- 1/4 pimentão verde cortado em cubos
- 1 pitada de açafrão
- 1 folha de louro
- 1 xícara de molho de tomate pronto
- 1 pitada de pimenta dedo de moça picada
- Leite de coco a gosto
- Sal a gosto
- Pimenta-do-reino a gosto
- Noz-moscada a gosto
- Cheiro verde a gosto
- 450 g de lascas de bacalhau refogado e temperado

Preparo

Cozinhe o macarrão al dente e reserve. Faça o bobó, em uma panela misture o azeite de dendê e o azeite extra virgem, refogue o alho, as cebolas, o gengibre, os pimentões e o açafrão, após acrescente os outros ingredientes, misturando bem, deixe cozinhar por uns 5 minutos. Unte um refratário com azeite e coloque o macarrão, cubra com o bobó e sirva a seguir.

0 comentários:

Postar um comentário