Panquecas


A panqueca é um prato que dificilmente desagrada paladares, fácil e rápida no preparo, sua massa feita com base de farinha, ovos e leite pode ser complementada com diversos tipos de recheios, doces ou salgados. É um alimento frito, mas com pouquíssimo óleo, apenas para dar uma dourada na massa, pode ser servido a qualquer hora do dia, como café da manhã, almoço, lanche e jantar, e ainda agrada pessoas de todas as idades.

No Brasil, a panqueca salgada é mais comum, muitas vezes servida no almoço, sua massa é recheada normalmente com molho de carne moída, frango desfiado, palmito, camarão, queijo, presunto, linguiça e vários outros; é consumida pura ou acompanhada de arroz branco ou salada. Já nos Estados Unidos, é mais frequente o consumo da panqueca doce, principalmente nos cafés da manhã, a massa também doce leva por cima mel, chocolate, caramelo, xarope de groselha, chantilly e outros doces, conhecidas pelos norte-americanos como “American Pancakes”.

E como toda receita sofre modificações com o passar do tempo, houve uma mistura das receitas! O Grupo Alimente separou uma receita de panqueca doce, de chocolate com chantilly, massa enrolada (assim como a salgada), para ser servida como sobremesa. Confira abaixo e delicie-se!



Panqueca de Chocolate com Chantilly

Ingredientes

Massa:

- 100 g de farinha de trigo
- 1 colher de sopa de açúcar
- 1 ovo
- 1 colher de café de Manteiga Sem Sal Piracanjuba
- 1 pitada de sal

Recheio:

- 150 g de chocolate para culinária

Preparo

Faça a massa, bata no liquidificador a farinha, o açúcar, o leite e o ovo até formar uma massa homogênea, acrescente a margarina e o sal. Bata a massa mais um pouco, deixe-a descansar por 30 minutos. Após o tempo esperado, coloque uma concha de massa na frigideira untada, deixe a massa cobrir todo o fundo, doure os dois lados. Faça o recheio, derreta o chocolate em banho-maria, fogo baixo, acrescente o leite e a margarina, espere o creme engrossar para retirar do fogo. Monte as panquecas, coloque o recheio por cima da massa e enrole, coloque o chantilly por cima para enfeitar.

0 comentários:

Postar um comentário