Bolo ou Torta?


Muitas pessoas convivem ainda com essa terrível dúvida: "Bolo, Torta... Não é tudo a mesma coisa?" Bom, os dois são sobremesas de muito sucesso em empresas de Food Service, especialmente em confeitarias! É bem complicado de encontrar quem não goste do sabor, e em eventos de comemoração (aniversário, noivado, casamento etc.) possuem um papel fundamental. Mas qual seria a diferença entre essas duas delícias tão parecidas? O Grupo Alimente explica:

Bolo

Sua receita é bem mais simples! Sabe aquele bolo de fim de tarde que as avós de todo o Brasil gostam de preparar? Então, a massa é a junção de farinha de trigo, ovos, leite, manteiga, açúcar, fermento... E pronto! É só colocar no forno, esperar alguns minutinhos e o lanche já está pronto para ser servido. O bolo, quando recheado, possui apenas uma camada de recheio, e sua massa é mais sequinha e consistente.

Torta

Já a sua receita é bem mais elaborada! A massa da torta normalmente é gelada e cremosa. Por ser mais sofisticada que o bolo, tempo e trabalho são gastos a mais! Elas possuem uma base que pode ser feita de biscoito, massa amanteigada ou simplesmente da massa assada do próprio bolo. Também possuem mais de duas camadas de recheios, e sua massa geralmente é mais leve que a do bolo, essa variação é por conta da gordura (manteiga/margarina).

As receitas são diversas, bolos e tortas tem lá suas diferenças, mas todos concordam que ambos fazem a alegria de muita gente.



Bolo Prestígio

Ingredientes

Massa:

- 240 g de açúcar
- 6 gemas
- 6 claras em neve
- 180 g de farinha de trigo
- 90 g de chocolate em pó
- 1 colher de chá de fermento em pó

Recheio:

- 3 claras
- 160 g de açúcar
- 160 g de coco seco ralado

Cobertura:

- 1 tablete de chocolate meio amargo picado

Para montar:

- 2 colheres de sopa de leite de coco
- Chocolate em pó

Preparo

Faça a massa, bata a manteiga e o açúcar até formar uma massa, junte as gemas e continue batendo. Acrescente a farinha, o chocolate em pó e o leite, bata mais um pouco. Por último, coloque o fermento e as claras em neve, apenas misture com uma colher. Coloque a massa em uma forma untada e leve ao forno pré-aquecido por 30 minutos. Desenforme o bolo e reserve. Faça o recheio, coloque em uma panela as claras e o açúcar, mexa bem em fogo baixo apenas para aquecer. Transfira para uma tigela a mistura ainda aquecida e bata bem para fazer um merengue. Acrescente o creme de leite e o coco, misture com uma colher. Cubra a tigela com um filme plástico e deixe na geladeira até o momento de montar o bolo. Faça a cobertura, coloque em uma panela o creme de leite e o chocolate meio amargo picado e leve ao fogo baixo, mexendo bem até derreter e formar um creme. Reserve. Monte o bolo, corte a massa assada em duas partes (horizontal), coloque uma parte cortada em cima de uma forma redonda com filme plástico, umedeça com uma mistura de leite e leite de coco. Espalhe o recheio por cima e feche o bolo com a outra parte da massa assada. Cubra com um filme plástico e deixe na geladeira por cerca de 3 horas para ganhar consistência. Desenforme sobre o prato que será servido, espalhe a cobertura e polvilhe o chocolate em pó para decorar.

3 comentários:

Postar um comentário