A História do Pudim


Devido ao tamanho sucesso no Brasil, é até difícil de acreditar que o pudim é uma especialidade culinária originada de Portugal.

Conta a história que essa sobremesa foi inventada por um abade português que não divulgava a receita para ninguém que ousava perguntar, mas como o sucesso do seu doce entre a população era tão grande, o abade decidiu fazer uma competição com outros confeiteiros da época, para ver se algum deles conseguia preparar o pudim perfeitamente como ele. Por fim das contas, na competição ninguém conseguiu fazer exatamente um pudim como o abade, porém os portugueses já tinham uma ideia de como chegar a algo próximo. A receita do abade só foi revelada após sua morte, seu caderno de receitas desapareceu misteriosamente e o segredo veio à tona: açúcar, gemas, água e toucinho de porco faziam o Pudim de Priscos, um sucesso bem simples da culinária portuguesa.

A receita se expandiu e o pudim agradou o paladar de muitos no mundo inteiro, aqui mesmo no Brasil se tornou uma sobremesa clássica, presente em qualquer tipo de evento ou situação por ser um doce muito fácil e rápido de se fazer. Além de se tornar extremamente popular, o pudim ganhou derivações: chocolate, frutas, pão... Tem para todos os gostos! Eles são preparados em banho-maria, método que consiste em colocar o creme preparado com os ingredientes em uma forma caramelizada, cuja é colocada dentro de outro recipiente com água e levada ao forno (ou fogo).

O pudim de leite condensado é o preferido dos brasileiros, é simples de preparar e não tem erro! Separamos essa receita clássica de pudim (confira abaixo), ideal para ser servida a qualquer hora do dia, agradando todos os convidados.


Pudim

Ingredientes

- 1 Leite Condensado Piracanjuba
- 1 lata de Leite Longa Vida Piracanjuba
- 4 gemas

Obs.: A medida do leite é a mesma medida do leite condensado (lata).

Preparo

Bata todos os ingredientes no liquidificador, após coloque o creme em uma forma untada com melado (açúcar derretido com água) e leve ao banho-maria por 40 minutos. Sirva frio.

6 comentários:

  1. Katipsoi Zunontee disse...

    Katipsoi Zunontee

  2. Marina Rodighero disse...

    Minha sobremesa preferida! Até queimado!

  3. Jonatan Mayk disse...

    Faço um beeem grande, e toda a família se apaixona ao abrir a geladeira, a receita é:
    1 colher de sopa cheia de essência de baunilha
    3 latas de leite condensado Itambé
    12 ovos inteiros
    Bata por 15 minutos no liquidificador e acrescente
    3 latas da medida do leite condensado de leite da fazenda e bata por mais 10 minutos e coloque na forma caramelizada e asse em banho Maria por 1:40 ou até ficar firme!

  4. Hellê Santos disse...

    UMA LATA DE LEITE...COMO ASSIM.......

  5. Christian Panissi disse...

    Sabe a lata do leite condensado? Enche ela com leite 3 vezes

  6. Maria Clara disse...

    Gente, o leite pode ser de qualquer marca!Não só Piracanjuba!

Postar um comentário