Como surgiu o Creme de Leite?


Que o creme de leite é um ingrediente indispensável em muitas receitas, todo mundo já sabe, o que muitos não sabem é como descobriram esse importante elemento culinário.

Muito antes de inventarem produtos industrializados, o creme de leite já existia, se retirava o leite da vaca e deixava em um recipiente até que aparecesse uma nata, essa nata era separada do leite para poder ser utilizada em diversas receitas, sendo alimentos doces ou salgados. Quando começaram os processos de industrialização, o método da fabricação do creme de leite ficou muito mais rápido e simplificado, e até hoje a nata é centrifugada, homogeneizada, pasteurizada e resfriada nas fábricas de produção, chegando facilmente em caixinhas ou latas às mãos do consumidor.

O creme de leite faz muito sucesso em países como Inglaterra, Estados Unidos, e... Brasil! Nos mercados de todo país é possível encontrar esse produto tão consumido nas versões tradicional, light, fresco, azedo etc. O Grupo Alimente distribui o Creme de Leite Piracanjuba aos estabelecimentos comerciais, ideal para receitas de sobremesas como sorvete e chantilly, pois não talha quando aquecido; esse creme de leite possui apenas 17% de gordura e 28 kcal, o que não prejudica seu rico sabor e consistência. Aproveite que o creme de leite ficou mais prático de ser adquirido e invista em receitas deliciosas, como a de Torta de Limão e Merengue da Piracanjuba, confira a seguir.



Torta de Limão e Merengue da Piracanjuba

Ingredientes

- 2 xícaras de chá de farinha de trigo
- 1 colher de chá de fermento em pó
- 4 colheres de sopa de manteiga em temperatura ambiente
- 1 caixa de Creme de Leite Piracanjuba
- 1 caixa de leite condensado
- 5 colheres de sopa de suco de limão
- 1/2 xícara de chá de açúcar
- 2 claras batidas em neve

Obs.: Você vai precisar de 10 assadeiras com 10 cm de diâmetro.

Preparo

Faça a massa, em um recipiente peneire a farinha de trigo e o fermento, faça uma cavidade no centro e coloque a manteiga e 1/2 caixa de creme de leite, misture para a massa ficar homogênea e soltar das mãos. Coloque a massa em um filme plástico e deixe na geladeira por 30 minutos. Unte as assadeiras com manteiga e farinha, coloque a massa no fundo e nas laterais e fure-as com um garfo. Leve ao forno pré-aquecido para dourar. Faça o recheio, em um recipiente misture as claras em neve, o leite condensado e o suco de limão, acrescentando aos poucos o resto do creme de leite. Coloque o recheio sobre as massas. Sirva fria.

0 comentários:

Postar um comentário